Monumentos

Capela das Almas de Santa Catarina


Capela das Almas de Santa Catarina, Porto

Na bela cidade do Porto podemos encontrar a Capela das Almas, também conhecida por Capela de Santa Catarina, uma capela lindíssima que em toda ela retrata momentos únicos através dos azulejos que a revestem. Esta linda capela pode ser visitada na freguesia de Santo Ildefonso, ficando no centro da baixa da cidade, isto é, entre a Rua Santa Catarina e a Rua Fernandes Tomás.

A Capela das Almas foi construída no início do século XVIII sendo uma capela muito simplista que não demonstra à primeira vista todas as maravilhas que nela podemos encontrar. Uma capela simples contudo que chama a atenção dos turistas que por ali passam, uma capela antiga e com uma história muito própria.

No início do ano seguinte à construção da capela existiram algumas modificações nas obras iniciais, tendo resultado, então, na ampliação um dos dois corpos que constituem a capela. Esta possui dois corpos, sendo que de alturas diferentes, foi o corpo mais baixo que sofreu as ditas alterações, tendo sido ampliado e completamente restaurado modificando assim o estilo original da capela.

Revestimento com azulejos

Já no século XX, mais precisamente em 1929, toda a capela foi revestida por azulejos no seu exterior, azulejos, esses que retratam a vida dos dois santos adorados na capela, ou seja, São Francisco de Assis e Santa Catarina. Estes azulejos fazem com que este local seja diferente de muitos outros, não o tornando assim numa simples e normal capela.

Capela das Almas de Santa Catarina, Porto
Azulejos da Capela das Almas, Porto, Portugal

Apesar do exterior ser dedicado a dois santos muito importantes para os devotos desta capela, no seu interior é possível encontrar dedicatórias a outros santos importantes para a religião católica. Exemplos disso são Nossa Senhora de Fátima, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Conceição e a São João. O altar-mor e os altares da nave são dedicados aos santos acima mencionados, estando estes altares construídos num estilo neoclássico dando um toque ainda mais especial à capela.

Mal se entra nesta lindíssima capela é fácil perceber que toda ela foi pensada ao pormenor, é possível observar toda a riqueza que nela existe, estando muito para além do que transmite quando vista do lado de fora. Uma capela ao estilo antigo, sendo comprida mas não muito larga, encontra-se nas suas laterais imagens dos santos que são adorados neste magnífico local. Na fachada principal da Capela das Almas visualiza-se um vitral, representando as almas, já no interior da capela é possível verificar que todas as imagens dos santos são recentes e modernas, ao contrário da imagem da Nossa Senhora das Almas, estando esta datada do século XVIII.

Uma curiosidade sobre a Capela das Almas

Sabia que a Capela das Almas é revestida por 15.947 azulejos e que estes são capazes de cobrir 360 metros quadrados das paredes da mesma? Eduardo Leite é o autor de todos estes azulejos, que fizeram com que a capela ficasse maravilhosa.

Tanto para católicos como para não católicos um ótimo local para visitar, não só pela sua história e cultura mas também por toda a sua arquitetura e beleza. Um local onde é imprescindível a passagem quando pela magnifica cidade do Porto.

Como chegar à capela

  • Endereço: Rua de Santa Catarina, 428 4000-068 Porto
  • Coordenadas GPS: 41.149862, -8.605639
  • Proximidades: Estação de Metro do Bolhão, Mercado do Bolhão

Procura apartamentos nas imediações?

Aproveite o cluster de apartamentos Feel Porto Downtown Townhouses e experiencie uma estadia num dos melhores espaços de aluguer de férias da cidade. Sugerimos o Feel Porto Downtown Art Tyle como um dos melhores apartamentos de 3 quartos disponível. Reserve já!

Please follow and like us:
error


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *